Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bouchetia anomala (Miers) Britton & Rusby NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-02-2012

Criterio:

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Os dados disponíveis da espécie não permitem encaixá-la em nenhuma categoria de ameaça. Entretanto, suspeita-se que se trate de uma espécie ameaçada, devido ao fato de o ambiente em que ocorre não ser contemplado por nenhuma unidade de conservação, e vem sofrendo com diversas ameaças, como a expansão de atividades silviculturais e agropecuárias. Além disso, a espécie só foi coletada uma vez após a década de 80, de onde se suspeita que a mesma esteja sofrendo declínio na Extensão de Ocorrência.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bouchetia anomala (Miers) Britton & Rusby;

Família: Solanaceae

Sinônimos:

  • > Nierembergia anomala ;
  • > Nierembergia staticaefolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Bouchetia anomala lembra espécies de Nierembergia presentes no Rio Grande do Sul, diferindo principalmente pela forma da corola, região de inserção dos estames e pela presença de nectário (Vignoli-Silva; Mentz, 2005).

Dados populacionais

​Há características morfológicas distintas das populações da Argentina (Vignoli-Silva; Mentz, 2005).

Distribuição

Rio Grande do Sul (Stehmann et al., 2011). Restrita à região limítrofe entre Argentina e Uruguai. Há duas coletas mencionadas para o Estado de Santa Catarina entre 1956-57, realizadas por João Rodrigues Mattos uma delas encontrada no herbário HAS (Vignoli-Silva; Mentz, 2005).

Ecologia

Subarbusto anual, 10-50 cm alt, com raízes geminíferas (Vignoli-Silva; Mentz, 2005; Stehmann com.pess). Ambientes campestres com solos úmidos. Floresce e frutifica de Setembro a Março. Após o período de floração e frutificação, os ramos aéreos da planta mãe morrem, iniciando-se novamente a formação de raízes gemíferas (Vignoli-Silva; Mentz, 2005).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes Espécie característica de campos atualmente sujeitos a grandes altera-ções ambientais, identificadas pela destruição decorrente das práticas de agricultura e pecuária (Vignoli-Silva; Mentz, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de Dados. ​Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- VIGNOLI-SILVA, M.; MENTZ, L. A. O gênero Bouchetia Dunal (Solanaceae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia, Sér. Botânica, v. 60, n. 1, p. 107-112, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- STEHMANN, J.R.; MENTZ, L.A.; AGRA, M.F. ET AL. Solanaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB014584>. Acesso em: 10 dez. 2011.

Como citar

CNCFlora. Bouchetia anomala in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bouchetia anomala>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/02/2012 - 15:08:37